Como economizar no casamento – dicas e segredos dos fornecedores

Acertando as finanças – Os profissionais do mercado compartilham as dicas mais valiosas para economizar no casamento

fotografia casamento ao ar livre campo colonia witmarsum vero bruno

 

Casar é maravilhoso e inesquecível. Mesmo assim, equilibrar as finanças pode ser um mega desafio. Mas você sabia que é possível organizar um casamento incrível e fazer economia ao mesmo tempo? Certamente, uma das dúvidas que surge entre os casais que iniciam os preparativos e se deparam com vários tipos de gastos é: Como eu posso economizar no casamento sem abrir mão da qualidade? Da fotografia ao vestido de noiva, nós estamos aqui para te mostrar que é possível tomar decisões inteligentes e fazer pequenos ajustes para reduzir custos.

E porque decidimos tocar neste assunto? Eu e o Bruno estávamos conversando esses dias sobre como, às vezes, alguns casais acabam tomando decisões equivocadas de contratação pensando na economia. Não só deixando de contratar bons profissionais, como também investindo em coisas que podem ser desnecessárias ou que não combinam com o estilo dos noivos. É por isso que a gente insiste: um dia tão único merece o melhor!

Então você pode me perguntar. Mas, Vero, como ter o melhor time, se meu orçamento não é infinito? Com a finalidade de responder este questionamento, acionamos um super time de parceiros. Conversamos com profissionais e fornecedores incríveis, que oferecem serviços da melhor qualidade. Assim, descobrimos como você pode ter o casamento dos sonhos gastando menos. Com certeza, as dicas contidas aqui serão muito úteis para noivas de todos os estilos.

Dica 1: De olho no calendário

 

Você sabia que algumas datas, menos concorridas, podem ser mais baratas para casar do que outras? Fornecedores como local, fotógrafo e até maquiagem costumam oferecer preços mais baixos para casamentos que não acontecem aos sábados, por exemplo. Outra opção é casar nos meses de inverno, quando os buffets e espaços para casamento podem oferecer descontos e promoções, dependendo da demanda.

 

fotografia casamento noturno destination wedding curitiba vero bruno

 

Dica 2: Faça contratações inteligentes

 

Esta é uma sugestão que dou sempre para todas as noivas que conheço: defina prioridades. Quais são os profissionais ou serviços que mais fazem parte do seu sonho? O que é mais importante para vocês? É a fotografia, que vai guardar todas as lembranças de um dia planejado com tanto carinho? É a comida? A animação da festa? A tranquilidade de contar um uma boa cerimonialista? Na prática, nossa dica é: defina as suas três maiores prioridades e invista nelas primeiro! Não contrate fornecedores apenas pelo preço, especialmente aqueles que oferecem serviços que são essenciais para você. Prefira cortar em supérfluos (quais são? Você define oque é mais importante para você!).

Conhecer seu estilo pode te ajudar a escolher os melhores fornecedores. Pensando nisso, criamos um material super completo para ajudar às noivas. Clique aqui e baixe, gratuitamente, O Guia Completo de Estilos para o seu Casamento.

 

Dica 3: Escolha o local com carinho

 

A Maria Fernanda e o Guilherme, da MFG Decor (que faz decorações lindassss que amamos), compartilharam conosco como o local pode interferir no custo da decoração:

“A escolha do local é essencial. Locais que já possuem mobiliário e toalhas, por exemplo, tornam o orçamento de decoração bem mais em conta. Assim também como um local que já seja bonito por natureza, sendo necessário apenas um toque decorativo de arranjos e detalhes.”

 

Dica 4: Planejamento e mais planejamento

 

Ter uma certa antecedência para organizar o casamento pode te render uma boa economia. Primeiro, pois assim vocês conseguem planejar melhor os pagamentos. Também te dá mais tempo para pesquisar. Além disso, auxilia alguns fornecedores em seu fluxo de trabalho, como explica a Tatiane Amaro, do Atelier16:

” Procurar o serviço de Produção com antecedência nos permite passar valores melhores, pois temos mais tempo para trabalhar na Produção do Casamento.”

fotografia casamento destination wedding em florianopolis casa conceito cacupe vero bruno

 

Dica 5: Enxuguem a lista de convidados

 

Inegavelmente, o número de convidados é um dos maiores fontes de gastos no casamento. A conta é simples: quanto mais pessoas, mais comida, mais bebida, mais mesas e cadeiras, mais arranjos na decoração… Então, uma das formas mais certeiras de economizar no casamento é reduzir a lista. Nós, pode exemplo, temos planos de fotografia exclusivos para Mini Weddings. São coberturas com duração menor e, por isso, mais baratas. Não é porque o casamento é menor que as fotos podem deixar a desejar, não é mesmo? Contrate sempre o melhor fotógrafo que puder 🙂

A Isadora Lopes, da Bliss Eventos Especiais, nos contou como a lista de convidados influencia no valor final do casamento:

“Se os noivos querem economizar, o primeiro e principal passo é: estipular um limite para a lista de convidados e manter este limite durante todos os preparativos do casamento. O número de convidados influencia no preço de vários fornecedores, principalmente naqueles que normalmente são os mais caros, como: espaço, buffet (comida e bebidas) e decoração. De forma geral, o orçamento do evento é proporcional ao número de pessoas convidadas para o casamento: quanto mais convidados, consequentemente o gasto será maior; quanto menos convidados, consequentemente o gasto será menor.”

Dica 6: como economizar no vestido de noiva (sim, é possível!)

 

A Mariana Bassetti, estilista do Artha Atelier, nos conta quais escolhas a noiva econômica pode fazer:

“No vestido de noiva, alguns fatores impactam diretamente no valor. Principalmente custo de mão de obra e tecidos. Para noivas que buscam economia o ideal é optar por tecidos sintéticos, como rendas de poliamida, tules maquinetados com aspecto de rendas, ou crepes e musselines de poliéster. Neste caso, nem sempre optar por um modelo liso é a melhor opção, pois vestidos de tecido liso demandam um material de ótima qualidade. Cortes mais simples e saias menos volumosas também são sinônimos de economia de tecido e consequentemente de dinheiro. Tecidos naturais, como seda pura e rendas francesas, encarecem a confecção. E hoje temos tecidos sintéticos com ótimo caimento que dão um efeito igualmente lindo. Quanto à mão de obra, vale lembrar que a confecção de um vestido de noiva é algo extremamente artesanal. Assim, quanto mais horas de bordado, aplicação de renda, recortes e elementos que aumentem a hora de produção, maior será o valor final.

fotografia casamento ao ar livre campo colonia witmarsum vero bruno

 

Dica 7: Cuidado com  valores pré definidos

 

Na hora de fazer a projeção de custos para o casamento, pode acontecer do casal se equivocar ao definir um valor para cada serviço. Alguns noivos se definem o que eu chamo de “valores imaginários”. São aqueles baseados em opiniões de fornecedores de outras áreas ou até mesmo no que o casal gostaria de gastar. Embora a gente entenda que ninguém deve gastar mais do que pode, saiba que pré definir valores fora da realidade do mercado pode ser uma fonte de frustração para vocês.

Vamos tomar como exemplo a fotografia. Mesmo se tratando da mesma área, existem muitas variações que interferem no valor cobrado por cada profissional. Tempo de mercado, experiência, qualidade, estilo, equipamentos, confiança… Tudo isso muda de empresa para empresa (em qualquer área é assim) e impacta no preço. Portanto, antes de definir um budget para cada fornecedor, faça uma pesquisa prévia. Conheça muitos estilos e descubra qual tem mais a ver com vocês e, só então, busquem os orçamentos de profissionais que atendem às suas expectativas. Assim, vocês terão uma noção real de quanto custa cada coisa.

A Pam e o Eros, da Ballena Movie, te ensinam o caminho:

“Os noivos precisam, primeiro, entender qual estilo eles gostam mais e como eles gostariam de fosse o vídeo, a foto, a decoração…  Depois pedir orçamentos e fazer reuniões. Acreditamos muito que na reunião rola uma troca muito legal. Conhecer pessoalmente e checar se existe empatia com o profissional faz total diferença!”

 

fotografo casamento classico curitiba centrar hall vero bruno

 

Dica 8: Como verificar a qualidade do fornecedor?

 

Certamente, vocês querem que tudo corra bem no casamento. É por isso que contar com um time de fornecedores comprometidos é super importante. Listamos aqui as dicas finais dos nossos colegas para você acerte na escolha.

 

Produção, por Atelier16:

“Primeiramente, é bom entender o que a empresa oferece com o nome de ‘Produção’, pois muitas empresas usam o mesmo nome para designar serviços diferentes. Outro ponto essencial é ter know-how e ser uma empresa experiente, pois um ponto muito importante no serviço de Produção é poder prever os gastos e possíveis problemas que podem surgir ao longo do caminho, então a empresa já tem que ter vivenciado bastante situações. E claro, é muito importante se identificar com o estilo e personalidade da empresa, afinal é um serviço que vai demandar muitas horas de conversa e encontros, então é bom se identificar com o profissional!”

 

Decoração, por MFG Decor:

“Confiança, empatia e qualidade do serviço prestado. Soluções criativas, atuais e condizentes com o conceito e local escolhido. Além também de um orçamento honesto e que valoriza o trabalho do prestador e por consequência o resultado esperado.”

 

Fotografia, por Vero e Bruno:

Hoje em dia, com a facilidade de acesso a ótimos equipamentos, é preciso levar em conta fatores bem importantes na hora de contratar a fotografia do casamento. Como queremos te dar dicas bem práticas e aplicáveis, vamos nos concentrar em macetes para verificar a qualidade do fotógrafo:

  • Peça para ver casamentos completos, em álbuns ou portfólios on line. Selecionar uma ou duas fotos lindas de um casamento é mais fácil do que entregar um conjunto incrível, completo e harmônico de fotografias. Instagram é uma vitrine de imagens extra selecionadas, que pode refletir ou não a qualidade real do profissional.
  • Essa é infalível: boas fotos noturnas são um ótimo indicativo da qualidade do fotógrafo. Excelentes fotógrafos são capazes de obter excelentes fotos em condições não ideiais (como pouca disponibilidade de luz, cenários não tão incríveis, etc). Pois é aí que a técnica, a experiência, a criatividade e o jogo de cintura são mais necessários.
  • Converse com os fotógrafos, conheça quem estará no dia com vocês. Nós ficamos muito tempo perto dos noivos e uma relação de empatia, tranquilidade e confiança é essencial para criar fotos lindas. Confira quem será a equipe que fará o casamento, se é com dois fotógrafos principais, como no nosso caso; ou um primeiro e um segundo fotógrafo; ou um fotógrafo mais um assistente. Há várias formas de trabalhar e vocês precisam estar confortáveis e seguros com a escolha.

 

Vídeo, por Ballena Movie:

“Qualidade de imagem e de som!  Verificar se os votos estão saindo de uma maneira limpa, aonde pode se ouvir tranquilamente o que se fala. E se as imagens condizem com o estilo do casal, sem ser uma receita de bolo para todos os casamentos.”

 

Cerimonial, por Bliss Eventos Especiais:
“Como o trabalho de cerimonial é difícil de mensurar e avaliar antes da contratação, uma dica é buscar referências: perguntar aos outros profissionais que os noivos forem encontrar (fotografia, espaço, buffet, decoração, entre outros) se conhecem, se já trabalharam e o que acham da empresa de cerimonial. Além disso, você pode pedir o contato de ex-noivos para que o casal possa se informar a respeito. Ajuda muito!
Outras caraterísticas que devem ser observadas e que contam pontos para o cerimonial, são: a segurança e o domínio nas respostas e explicações; retornos que esclareçam todas as dúvidas existentes antes e após o 1º encontro; e sentir que o cerimonial entendeu o perfil dos noivos.”
Maquiagem, por Ana Pizzol:

“Além de verificar o portfólio de noivas reais do maquiador, é muito importante marcar reunião e conhecer os profissionais pessoalmente para saber se tem afinidade, se realmente gosta do que o profissional propõe! O maquiador é quem vai passar todos os momentos antes da cerimônia com a noiva Por isso, a noiva precisa saber que além de linda, ela será bem cuidada.”

 

Vestido, por Artha Atelier:

“Um bom fornecedor de casamento deve estar atendo ao desejo dos noivos, ser aberto a escutar e entender os seus sonhos e estar sempre disposto a atender da melhor forma possível. Sempre orientamos as noivas falando que se um fornecedor não quiser saber quem você é e só quiser te mostrar referências prontas, o que fez em outros casamentos e pastas do pintrest você deve desconfiar desse fornecedor, porque dificilmente ele estará disposto a criar algo único. No atelier costumamos dizer que materializamos sonhos na forma de vestidos, dando a oportunidade de fazer com a que a noiva se sinta bem como ela é num dia tão tão especial. Queremos saber quem a noiva é, qual a sua história, como ela se sente e achamos que isso faz toda a diferença para a confecção de um vestido perfeito.”

 

fotografia casamento destination wedding ilhabela vero bruno

Todas as fotos neste post são nossas. Se curtiu nosso trabalho, verifique nossa disponibilidade para sua data clicando aqui.

 

Esperamos que as informações contidas aqui te ajudem a ter um casamento ainda mais incrível! Escreva para nós contando o que achou do post, e também compartilhando suas experiências 🙂

 

Conheça mais do nosso trabalho com fotografia de casamento clicando aqui.

 

 

 

Post Anterior
Novo Post  

2 Comments
  • Pamella Paiva
    Posted at 09:40h, 11 junho Responder

    Amei as dicas!
    Uma pena eu não ter lido esse material quando iniciei as minhas procuras e contratos do casamento. Hoje me arrependo de algumas escolhas, mas faz parte. O importante é a partir de agora tentar seguir as dicas e aproveitar o grande dia.

    Parabéns pelo trabalho de vocês e obrigada por compartilhar conosco.

    Abraços,

    • Verônica e Bruno
      Posted at 12:02h, 11 junho Responder

      Oi, Pamella!
      Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas 🙂 Esperamos que elas te ajudem daqui pra frente e que seu casamento seja maravilhoso!
      Com carinho,
      Vero e Bruno

Post A Comment