Como escolher o fotógrafo do seu casamento

Fotógrafo do casamento – como escolher o melhor para você

fotografo casamento classico curitiba centrar hall vero bruno

Se você está organizando seu casamento é bem provável que, a esta hora, já tenha reparado na grande variedade de fornecedores em cada área. Do vestido de noiva à decoração, as opções de estilos, preços e formas de trabalhar são inúmeras. O mesmo acontece com a fotografia de casamento. A um clique de distância, estão profissionais mais clássicos ou mais descolados, com mais ou menos tempo de experiência e com trabalhos que, a primeira vista, são todos muito bons. Se você não tiver um conhecimento prévio sobre fotografia, pode parecer difícil diferenciar os melhores profissionais entre tantas opções. E tenho certeza que quer contratar com a segurança de ter feito a melhor escolha.

Afinal, são aquelas fotografias que guardarão as lembranças de um dia preparado com tanto carinho. Depois que a festa acabar , a decoração não existir mais e a maquiagem já ter sido lavada no banho, ficarão duas coisas: as memórias de cada um que estava lá; e as fotografias e vídeos do grande dia. Como você já deve ter percebido, nosso cérebro é muito bom em guardar lembranças, mas estas vão se tornando distantes com o passar do tempo. Os detalhes vão se perdendo, a ordem dos acontecimentos vai se confundindo… E este é um dos motivos da fotografia ser tão importante em nossas vidas. Este legado visual dos acontecimentos é o que mantém viva a história da nossa vida. Bonito isso, né?

Enfim, há muitas razões para você escolher com carinho os fotógrafos do seu casamento. O problema começa quando o casal se depara com tantas alternativas disponíveis. Assim, pode ficar um pouco confuso na hora de decidir. Ninguém quer se decepcionar ao receber fotos tão importantes, né?

 

Afinal, como reconhecer o fotógrafo ideal para nós e nosso casamento?

 

Nestes quase dez anos vivendo de fotografia, podemos dizer que aprendemos “algumas” coisas sobre o mercado. E algo que já vimos acontecer algumas vezes é a decepção e tristeza de casais que não tiveram muito cuidado na contratação da fotografia do casamento. Pois pensaram que “foto é foto, tudo igual” e escolheram apenas pelo preço. E olha que, as vezes, o problema em si não está nem na qualidade do trabalho do colega, e sim na falta de alinhamento das expectativas em relação ao estilo do fotógrafo e dos clientes.

E foi pensando nessas histórias que ouvimos por aí, que escrevemos este guia com dicas bem práticas que vão te ajudar a acertar na escolha da fotografia do casamento.

 

1 – Se conheça, saiba do que você gosta e, só então, parta para a pesquisa de orçamentos.

fotografia casamento ao ar livre campo colonia witmarsum vero bruno

A esta altura, é provável que você já esteja mais familiarizada com o mundo dos casamentos e deve ter percebido que tudo pode ser muito personalizado. Com a fotografia não é diferente. Cada profissional tem seu estilo próprio e é muito, muito importante que ele combine com o estilo dos noivos. Esta harmonia entre vocês, o casamento e os fotógrafos é essencial para que as fotos reflitam o clima verdadeiro do dia. O olhar fotográfico é uma coisa muito particular de cada um. As fotografias vão passar sentimentos associados com a forma dos fotógrafos verem o mundo.

Vocês são mais tradicionais ou mais descolados? Esperam uma super produção em cada foto, ou preferem algo mais natural? Gostam de fotos espontâneas? Se identificam com cores mais alegres ou com um visual mais dark? Estas e outras perguntas podem ser feitas para descobrir o que encanta vocês na fotografia. Sabendo disso, tenho certeza de que será mais fácil reconhecer artistas com quem vocês se identificam.

Vou dar um exemplo falando de nós.

Eu e o Bruno somos pessoas mais descontraídas, amamos uma boa festa e curtimos muito estar ao ar livre. Assim, nosso trabalho acaba combinando com nosso jeito de ser: é leve, natural, bem iluminado e passa muito sentimento. Nós fazemos uma fotografia documental, ou seja, registramos tudo o que acontece em detalhes, mesclando momentos espontâneos com fotos de impacto, e tudo com forte apelo estético. (Porque a gente é “chato” com cores, formas, linhas, enquadramento, etc haha). O nosso foco é entregar um conjunto incrível de imagens que contem a história, do início ao fim, e de forma muito simples e bonita. Nós fotografamos de perto e temos uma relação próxima com nossos clientes.

Percebe que talvez um casal muito tradicional pode não se identificar com o nosso trabalho? Noivos que curtem um visual mais melancólico e sério talvez queiram um estilo que não é o que entregamos. Quem gosta de edições muito elaboradas e fotos extremamente produzidas pode preferir um profissional que vai mais para esta linha… E assim vai! As vezes, o trabalho do profissional pode ser incrível, mas não é o que combina com vocês.

 

2 – Busque consistência acima de uma ou outra foto impactante

vero bruno fotografo fotografa casamento gaucho campo campo curitiba ctg tradições gaúchas

Hoje em dia, grande parte das pessoas que chegam até nós vem pelo Instagram. Isso é muito legal, pois o Insta é uma vitrine incrível. Mas sabem o que eu digo para todas as noivas que nos procuram por lá? Entre no nosso site e veja vários casamentos completos que fotografamos. Veja trabalhos diferentes, casamentos de vários tipos e, mais importante, veja o conjunto COMPLETO de fotografias daqueles casamentos. A noiva precisa ver a consistência do nosso trabalho, saber que somos capazes de fazer muito mais do que uma ou duas fotos bonitas e “instagramáveis” por casamento. Pois é ali que está a essência do nosso trabalho, no conjunto. As redes sociais mostram um recorte do todo, um portfólio extra selecionado de fotos que precisam cumprir certos requisitos para gerar engajamento.

A conta é simples: todo trabalho vai render uma, duas, dez fotografias maravilhosas para colocar no Instagram. O difícil mesmo é manter o mesmo nível de qualidade em TODAS as fotos do casamento. Busque fotógrafos que tenham essa consistência no trabalho e você já terá dado o primeiro passo para ter um álbum incrível.

 

3 – Peça para ver casamentos noturnos

vero e bruno fotografo casamento curitiba espaço klaine

Mesmo que seu casamentos seja durante o dia. Ter excelentes fotos noturnas é um dos indicativos mais certeiros da qualidade de um fotógrafo. Porque fotografar a noite é difícil. Requer mais conhecimento, prática, técnica e jogo de cintura do que registrar lindos momentos ao por do sol, rsrs. Nem todo mundo tem a base teórica e técnica necessária para obter bons resultados em condições não ideias de locação, iluminação, etc. E pode ser que este conhecimento seja a diferença entre ter ou não registros bonitos de vários momentos importantes no seu casamento. Então, para botar em prática: peça para ver uma variedade de trabalhos. Casamentos ao ar livre, na Igreja, de dia e de noite. Se você puder notar uma boa qualidade em todos os cenários, saiba que está em boas mãos.

 

4 – Procure saber quem estará com você no dia do casamento

A criação de um trabalho fotográfico é um processo muito pessoal. O resultado de uma fotografia se relaciona intimamente com a história, a personalidade e o conhecimento do fotógrafo. Além disso, a empatia entre quem fotografa e quem é fotografado é muito importante, pois determinar o quão a vontade os envolvidos estarão para compartilhar suas verdades. Por esta razão, é super importante que vocês saibam quem serão as pessoas responsáveis pelo registro do seu casamento.

Existem algumas formas de trabalho no mercado, por exemplo:

  • A empresa de fotografia envia equipes para cobrir um ou mais casamentos no mesmo dia. Nesta modalidade, pode ser que você não saiba quem estará fotografando seu casamento, mas por outro lado estas empresas costumam oferecer preços mais baixos pois conseguem atender mais de um casamento por data. Para quem não tem a fotografia como uma das prioridades e se identifica com um estilo mais genérico, pode ser uma opção de economia.
  • O fotógrafo principal, geralmente que dá nome à empresa, tem um segundo fotógrafo ou assistentes que o auxiliam nos casamentos. Aqui o trabalho já é mais personalizado e os noivos sabem quem será o fotógrafo principal do seu casamento. A vantagem é que você consegue ver no portfólio o olhar daquele fotógrafo, já conhece ele ou ela previamente, etc. E ele será o líder da equipe que fotografará vocês.
  • Os fotógrafos trabalham em uma equipe fixa, geralmente com dois fotógrafos principais cujos trabalhos se complementam. Normalmente você tem reuniões com ambos os fotógrafos e o portfólio foi criado sempre pelas mesmas pessoas. Então você sabe exatamente quem estará te fotografando e pode ter a certeza do que esperar como resultado, pois será gerado pelas mesmas pessoas todas as vezes.

 

Quero deixar claro que nenhuma forma é melhor que a outra. São decisões comerciais e cada empresário sabe o que encaixa melhor na sua estratégia, sendo possível entregar bons trabalhos seja qual for a modalidade escolhida. Mas é super importante que os noivos façam a escolha conscientes do que estão contratando. O combinado não sai caro, não é mesmo?

Um exemplo na prática – como nós fazemos

Por aqui, nós trabalhamos da terceira maneira. Eu e o Bruno cuidamos de tudo pessoalmente e fotografamos todos os casamentos juntos. Confesso que somos um pouco controladores com nosso trabalho rsrsrs. Então, além de fotografar, nós editamos, tratamos as fotos, atendemos todos os casais… Assim temos a certeza de que tudo vai ficar como queremos. Dá um trabalhão mas a gente nunca conseguiu abrir mão disso kkk.

Tudo começa no primeiro contato dos noivos, que normalmente vem pela internet. Eu (Vero) recebo todos os contatos e tento entender melhor cada casal e cada casamento. Peço informações sobre os noivos e sobre o grande dia, troco ideias por whats, as vezes até dou dicas pras noivas hahaha. Depois, marcamos uma reunião ou uma chamada de vídeo com o casal, onde vamos sempre eu e o Bruno. A gente acredita que é super importante que o casal se sinta a vontade com nós dois, pois somos nós que estaremos lá no dia, durante muitas horas por perto.

Chegou o grande dia

vero e bruno fotografo casamento curitiba espaço klaine

No dia do casamento, nós iniciamos no making of da noiva e do noivo. Eu fico com a noiva e o Bruno com o noivo, o que achamos ideal pois assim todos ficam super a vontade e é sempre muito divertido! Acho legal ter um olhar feminino e um masculino sobre o casamento, pois eles se complementam.

Da cerimônia em diante, fotografamos sempre juntos e entre nós não há essa divisão de primeiro e segundo fotógrafo. Somos dois fotógrafos principais, duas pessoas comprometidas com a qualidade do trabalho e duas pessoas que conhecem bem os gostos dos noivos. Sei lá, acho que não ficaríamos a vontade sabendo algum momento importante seria fotografado por um assistente e não por um de nós. Porque por mais que seja um bom fotógrafo, não é o dono do negócio e também não tem essa relação com os noivos. Falei que somos meios controladores, né? Hahahaha.

As pessoas nos perguntam como é nossa dinâmica no dia, quem fotografa o que, se a gente reveza e etc. E a reposta é: não sabemos. Como para nós não funciona essa divisão primeiro/segundo fotógrafo e acho que também por sermos um casal, as coisas fluem muito naturalmente. A gente só se olha e já sabe o que o outro está fazendo, tanto as vezes nem nos falamos muito no casamento hahaha. Parece transmissão de pensamento. Enfim, vem dado certo há 9 anos!

Mas isso somos nós, o nosso jeito

Eu quis explicar, resumidamente, como é o nosso trabalho, para você entender que cada profissional vai agir de uma forma. Com certeza, saber um pouco mais da dinâmica de trabalho dos fotógrafos que você está pesquisando pode ajudar a entender o que mais combina com vocês. E, assim, vocês estarão prontos para tomar uma decisão bem segura.

fotografia casamento em cancun destination wedding hard rock hotel riviera maya vero bruno

 

Preparados para fazer esta escolha tão importante?

Com estas dicas, acreditamos que vai ficar mais fácil decidir entre tantos fotógrafos excelentes para fotografar seu casamento. Nós temos a sorte de ter profissionais incríveis, entre os melhores do mundo, aqui no Brasil. Os noivos tem ótimas opções a disposição e, tenho certeza, seguindo seu coração e escolhendo com inteligência, vocês terão um álbum de casamento maravilhoso!

 

Vero e Bruno, gostei de vocês!

Se você acompanha nosso trabalho e sentiu que nossas fotografias e nosso estilo combina com você, entre em contato conosco e verifique a nossa disponibilidade para a sua data. Nós fotografamos em todo Brasil e amamos trabalhar com quem se identifica conosco!

 

 

Post Anterior
Novo Post  

No Comments

Post A Comment