Casamento de estilo – organize com personalidade

Como colocar a personalidade dos noivos no casamento

Depois do pedido feito, começa a deliciosa fase da organização do casamento. A primeira coisa que os noivos precisam pensar é: qual estilo de casamento mais se adequa a personalidade do casal? Para te ajudar a responder a esta pergunta e dar dicas sobre o começo dos preparativos, conversamos com a cerimonialista Isadora Greca Lopes, da Bliss Eventos Especiais. Com toda a sua experiência com casais cheios de personalidade, a Isa pode falar como ninguém sobre o assunto. Vamos lá?

fotografo casamento espaço belvedere chácara

 

 

Definindo o estilo do casamento

Casamento rústico, romântico, moderno, na praia, na igreja, no campo… As possibilidades são infinitas e é normal ficar perdida no meio de tantas inspirações incríveis, não é mesmo? Segundo a Isadora, o primeiro passo para descobrir o estilo de casamento perfeito é ter uma conversa entre o casal.

“Antes de escolher o estilo e o tema do casamento, os noivos precisam conversar entre si para colocar no papel seus gostos e seus sonhos.
Por exemplo: tem pessoas que sonham há anos com o casamento e já o tem todo esquematizado na cabeça. Nestes casos, o casal deve conversar para ver se o ideal de evento de um combina com o ideal do outro, e a partir daí começar a delinear e equilibrar os seus gostos e desejos.
Caso os noivos não tenham nada definido ou idealizado, é interessante buscar imagens de referências de casamentos e eventos de forma geral. Em seguida, o casal deve anotar o que mais gostou em cada referência encontrada. A partir daí, o estilo do casamento vai se tornando mais concreto. Neste momento também, é normal o casal se empolgar e começar a acrescentar cada vez mais detalhes pessoais no evento.”

 

Lidando com as mil sugestões da família e dos amigos

A internet está cheia de inspirações e ideia de todos os tipos. Além disso, os familiares e amigos adoram dar aquela forcinha (ou o famoso pitaco kkk) em todos os detalhes do casamento. Nossa dica nesta hora é: lembrem-se que o casamento é uma celebração do amor de vocês e só está acontecendo por sua causa. Por mais bem intencionadas que as pessoas sejam, seguir todos os conselhos pode fazer com que a festa perca identidade e não tenha a cara de vocês. Confira a opinião da Isadora Greca sobre o assunto:

“Conselhos, ideias e dicas são ótimos e bem vindos, desde que dados no momento e na hora certa.
Todo pré evento possui etapas: a primeira é a definição do estilo do casamento. Nesta fase, inspirações, referências e conselhos ajudam bastante. Além disso, é o momento ideal para buscar o máximo de ideais possíveis em feiras, casamentos reais e na internet.
Assim que o casal já começa a visualizar e definir o estilo de evento que quer e que gosta, é a hora de começar a freiar os palpites ao redor e começar a focar no que eles determinaram.
Conforme os profissionais e os demais preparativos vão sendo fechados, menos se deve procurar referências na internet e menos ainda tem que ouvir os conselhos alheios. Justamente para não causar confusão ou insegurança desnecessários.”

 

Estilo definido, chega a hora de colocar as ideias em prática

Alguns detalhes, que podem ser facilmente personalizados, vão garantir que o casamento fique com a cara de vocês. Da decoração à papelaria, vocês terão uma “tela em branco” para moldar como preferirem. Perguntamos à Isadora quais os itens mais fáceis de customizar de acordo com a personalidade do casal.

“Atualmente, a maioria dos casais busca acrescentar pequenos detalhes que farão diferença quando se quer dar um toque pessoal ao evento. Alguns exemplos são: lembrancinhas, porta guardanapos, e porta retratos do casal e seus pais espalhados pelo espaço.
Porém, caso os noivos queiram acrescentar ainda mais toques pessoais ao casamento, o céu é quase o limite! A decoração é onde tem o ponto mais alto e forte da personalização. São estes itens que passarão aos convidados a concreta ideia de que aquele casamento só poderia ser deste casal, como:
– Pertences pessoais: móveis e/ou itens de decoração da casa dos noivos.
– Detalhes à mão feitos diretamente pelos noivos. Como cortina de corações ou tsurus, álbuns de fotografia do casal, bandeiras com o nome dos noivos,  caixinhas de toilete, etc.
– Materiais personalizados com o monograma do casal: copos, chinelos, almofadas, caixinha das alianças, leques, canudos…”

A estes elementos, eu acrescentaria a importância de criar uma identidade visual para o casamento. Definam a paleta de cores, os elementos gráficos que melhor representam o casal e uma ou duas fontes para usar no convite, cardápio e lembrancinhas.

A escolha dos fornecedores

As pessoas que irão trabalhar no seu casamento tem papel fundamental no resultado. Por isso é essencial escolher os fornecedores sem pressa e levando em conta a empatia com cada profissional.

“É importante que os noivos pesquisem bem cada fornecedor que está pensando em contratar. Procure referências do trabalho e até mesmo busque conversar com pessoas de confiança que realizaram o casamento com esta empresa. O casal deve fechar contrato com aqueles fornecedores que eles realmente gostaram, e sentiram confiança com o trabalho do profissional. Não vale a pena fechar com um fornecedor somente pelo preço! Afinal, o dia do casamento é único e não tem replay. Portanto os noivos têm que estar despreocupados para curtir o momento.”

 

Contem com a ajuda de um “anjo da guarda casamenteiro”

Para ajudar vocês na tarefa de organizar o casamento, é imprescindível contar com um produtor ou cerimonialista. A Isa nos conta que é deste profissional o papel de conferir se tudo está de acordo com o planejado. Por isso é importante que os noivos passem todas as informações e mudanças que ocorram durante os preparativos para a cerimonial.

“Quando há muitos itens pessoais dos noivos no evento, é muito importante que o casal detalhe a localização de cada item.  Além disso, uma das principais funções da cerimonialista durante os preparativos é a troca de ideias para um melhor andamento do casamento. Ela também auxilia nas indicações dos demais fornecedores e tira dúvidas sobre cada etapa, tranquilizando o casal.”

fotografo casamento espaço belvedere chácara

 

Dicas finais

“A personalização de casamentos é maravilhosa, dá um toque especial ao momento e torna o evento ainda mais original. Porém, os noivos que optarem por um casamento deste perfil devem ter um planejamento muito bem feito, se organizando para que consigam pensar e providenciar a tempo todas as personalizações desejadas. O ideal é não acumular tudo para as últimas semanas antes do casamento, causando estresse e nervosismo desnecessários.
Minha sugestão que as providências em relação à personalização do evento já estejam encerradas com três semanas de antecedência. A partir deste momento os noivos só devem se preocupar com as recomendações e confirmações passadas pelo cerimonial.”

 

O importante é que o casamento tenha o seu estilo e seja um dia repleto de amor!

Esperamos ter ajudado na tarefa de organizar seu casamento. Fazendo tudo com calma e ouvindo seus corações, tenho certeza de quem será memorável 🙂

Um super obrigada à Isa por ter me ajudado a escrever este post!

fotografa casamento curitiba noiva noivo belvedere

Para ver todas as fotos do casamento que ilustra este post e conferir a ficha completa de fornecedores, acesse:

Casamento Bela e Henrique

 

Até a próxima!
Com carinho,
Vêro

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Post Anterior
Novo Post  

1Comment

Post A Comment