Top 10 das comidas mais deliciosas – Frango Agridoce

Como bastante gente sabe, eu (Vêro) adoro cozinhar e amo mais ainda comer. Encontrei um marido tão gastronomicamente entusiasmado quanto eu, então vocês devem imaginar o quanto nossa cozinha é movimentada! Sempre tem cheirinho de comida na casa e amigos aparecendo pra filar uma bóia. Aqui em casa não entra bolacha recheada, nem salgadinho e acho que dá pra contar nos dedos quantas vezes fui no McDonalds nos últimos 5 anos (só em caso de desespero extremo de fome). A única “comida de mentira” que aparece de vez em quando é Miojo, porque o Bruno gosta (eca!). Enfim, essa introdução toda foi pra dizer que eu espero que todo mundo aprenda alguma receitinha legal aqui e veja que não é difícil ter uma alimentação saudável, comer comida de verdade e de brinde fazer um agradinho pro amor, pra família e pros amigos. Quando a gente cozinha, coloca na panela pitadinhas de carinho que podem fazer a diferença no dia de alguém 🙂

Resolvi começar postando as receitas que para mim são as TOP 10 comidas mais deliciosas de todos os tempos. Aqueles pratos que de vez em quando eu TENHO que fazer (e comer) pra manter a sanidade mental a níveis aceitáveis. Pra mim não existe terapia melhor que colocar uma música, passar um tempo preparando e depois comer umas das suas comidas preferidas. Pode crer, essa é uma das receitas de felicidade instantânea. O primeiro prato vai ser esse Frango Agridoce ao Curry com Arroz Basmati, que surgiu pegando uma receita na tv aqui, uma inspiração num livro ali… E agora é a receita definitiva e infalível de uma das comidas que melhor definem comfort food na minha vida. Espero que façam e gostem!

Ingredientes
(já adianto que eu simplesmente nãooo consigo seguir medidas a risca, cozinho meio que por intuição do que vai ficar bom e de vez em quando mudo uma coisinha aqui e ali. Então estas são as quantidades aproximadas de tudo. Se quiser mudar alguma coisa, mude! Seja criativo e seja feliz :P)

001

2 filés de peito de frango (eu sempre dou preferência pro caipira ou orgânico. Comida de verdade e não hormônios ambulantes, lembra?)
1 maçã verde ou fuji em cubos (pode ser da Mônica também, rsrs. Só não dá pra usar aquelas farelentas e muito doces)
2 bananas brancas ou prata em rodelas
1 cebola pequena em cubos
2 dentes de alho picados bem fininho
3 tomates médios sem sementes em cubos
Salsinha ou coentro a gosto (não jogue fora os talos, são tão bons quanto as folhas e não comer é frescura)
1 pedaço de gengibre ralado (aí vai a gosto, nós gostamos muito então colocamos um pedação)
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada fininha
1 vidro de leite de côco
2 paus de canela
2 anises estrelados
3 botões de cravo
2 colheres de sobremesa de curry em pó, no mínimo
2 colheres de sopa de geléia de laranja (ou abacaxi ou damasco)
1 saquinho de arroz basmati
sal a gosto

Modo de preparo do arroz
Coloque água para ferver numa panela pequena. Quando estiver borbulhando, adicione à agua uma pitada de sal, o anis estrelado, o cravo e 1 pau de canela. Coloque o saquinho de arroz e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem. Quando estiver pronto, escorra apenas a água, deixando as especiarias na panela, abra o saquinho e volte o arroz. Sem ligar o fogo junte 2 colheres de sopa do leite de côco, misture e pronto.

montagem1
009
015

Modo de preparo do frango

montagem2

Lave e pique tudo previamente:
A cebola, o tomate e a maçã em cubos. A pimenta e o alho em cubinhos micro. A banana em rodelas. Rale o gengibre e corte o frango em tiras. Deixar tudo pré preparado não é frescura de chef, realmente facilita a vida. O nome disso é Mise en place, chique né?

012
montagem3
011
026

Esquente a panela com um pouquinho de óleo de sabor neutro (como milho ou girassol) e refogue a cebola e o alho. Quando estiver tudo transparente, adicione o frango, depois o gengibre e os talos da salsinha picados e por último o tomate. Deixe cozinhar um pouquinho e coloque o curry em pó e um pau de canela. Não sem antes dar um pedacinho de frango cru para cada gatinho salivante na porta da cozinha (mas acho que essa parte só vale pra mim).

montagem4
013
022
021
Quase pronto! Junte a geléia e um pouco de água se achar necessário pra fazer um caldinho. Depois coloque a pimenta, a maçã e a banana e deixe no fogo mais uns minutinhos até as frutas estarem cozidas, mas firmes. É super rápido, tipo uns 3 minutos. Acerte o sal, desligue o fogo e adicione o que restou no leite de côco e salpique a salsinha. Bom apetite!

023
montagem5
029
Dá uma olhada no nosso primeiro post Em Casa 🙂 Eu, você, dois gatos e um cachorro.
Quer conhecer melhor nosso trabalho? Veja nossas fotos de pre wedding, casamento e retratos de família aqui.

Post Anterior
Novo Post  

No Comments

Post A Comment