Top 10 das comidas mais deliciosas – Gambas al Pil Pil

013
Hoje vou mostrar uma antiga paixão minha. Esse prato me acompanha desde a infância e até hoje vive saindo da cozinha aqui de casa. Gambas al pil pil ou camarões al pil pil são o aperitivo perfeito pro almoço de domingo, mas nós muitas vezes acabamos comendo como prato principal mesmo (perfeito pra uma noite preguiçosa em frente ao sofá). É um prato típico espanhol, que na minha família sai sempre antes da Paella acompanhado da Ensalada de Pimientos Rojos (mais conhecida como: a felicidade em forma de salada, rsrsrs).
Este aqui saiu num dia em que o Bruno tinha saído fotografar e eu, sozinha em casa, resolvi ir pra cozinha.  A receita não poderia ser mais simples, leva só 6 ingredientes! Oha só:

Ingredientes

001
A primeira coisa que eu acho importante pra este prato não é bem um ingrediente, é a panela. Na minha família, usamos sempre essa espécie de gamela de barro (não sei o nome, me perdoe abuela! kkk). Fica sempre perfeito pois ela distribui o calor direitinho e mantém o pil pil quentinho por mais tempo. Se você não tiver uma dessas, use uma frigideira pequena e não aumente muito o fogo. Eu tenho duas, que minha abuela mandou da Espanha e deixam os camarões no ponto perfeito.

002

Agora a lista mágica da felicidade:

Azeite Extra Virgem (do bom, porque os camarões ficam nadando nele hohoho)
200g de camarões limpos. E não acredite se alguém quiser te impressionar com camarões do tamanho de lagostas. Pil Pil bom é feito de camarão pequeno! (pelo menos eu acho). Ah! e os meus são já estão cozidos porque era isso que eu tinha em casa kkk. Mas o legal é fazer com eles crus pra pegar bem o sabor dos temperinhos.
2 dentes de alho (ou mais!) grandes picadinhos
Salsinha a gosto
Sal
2 colheres de café bem cheias de páprica. Tem que ter da doce e da picante, na proporção que você gostar mais. Eu uso 1 colher e meia de páprica doce e meia de uma mega power picante que minha avó me deu. Essa:

003
Modo de preparo
Pique o alho e a cebolinha. Com a panelinha em fogo médio, coloque o azeite e o alho, com o azeite frio. Quando o alho começar a fritar (não pode dourar!!) adicione os camarões, a páprica e o sal. Assim que os camarões cozinharem, desligue o fogo e salpique salsinha. SÓ ISSO! Dá pra acreditar? Pois é, acabou seu trabalho =)

007

008 009

010

011

Fica assim:

012

Aqui em casa servimos com pão francês e uma cervejinha gelada do lado. Um vinho branco de sabor fresco bem geladinho também fica sensacional! Uma dica boa é nunca exagerar na quantidade de camarão na panela, senão junta água. O ideal é dividir o total em porções pequenas e fazer várias vezes, e sem desculpas porque é rapidinho. É por isso que em casa de espanhol sempre tem mais de uma panelinha pra pil pil!
Espero que gostem 🙂

014

Salvar

Post Anterior
Novo Post  

2 Comments
  • Daniele Vitalino
    Posted at 08:58h, 19 junho Responder

    Gente que maravilha nunca imaginei que fosse tão fácil assim, eu morei na Espanha por três anos, vou te confessar… Não sou amante da comida espanhola; mas das poucas coisas que amo comer lá é “gambás al pil pil” nunca vou me esquecer da primeira vez que provei esta maravilha dos deuses haha. Eu apresentei ao meu namorado ele é inglês e ele também amou, por isso quero fazer em casa aqui na Inglaterra, procurei e cai aqui e amei sua receita e suas dicas, muitooooo obrigada vc foi maravilhosa compartindo com as gente esses segredos. Um grande beijo e com certeza vou fazer em breve.
    Ps. Engraçado que em Barcelona eu fui a um restaurante comer e pedi Gambas al pil pil e o garçom me olhou com cara estranha, e me disse não saber o que era acredita? Aí descobri que em Barcelona ( não sei outras regiões) o nome é “Gambas al ajillo” rs. Ele me disse que “al pil pil” talvez fosse só na região de Andaluzia que era onde eu vivi. 🙂

    • Verônica e Bruno
      Posted at 10:11h, 20 junho Responder

      Oi Daniele!
      Fico feliz em poder ajudar, que bom que você curtiu!! Essa versão é a receita da minha família, que minha Abuela ensinou para o meu pai e hoje em dia sou eu que faço ❤️ Talvez existam variações por aí, mas esta eu garanto que fica uma delícia. É uma das minhas comidas preferidas, hehe.
      Um beijo,
      Verônica

Post A Comment